quarta-feira, 2 de agosto de 2023

Juízo do Crime em Garanhuns


Sumario que mandou fazer o Doutor Juiz de Direito interino e cível João Nepomoceno Xavier de Mendonça pela morte feita em Joaquim Machado de Melo no lugar da povoação da Lagoa de Baixo deste termo e comarca - Escrivão Albuquerque.

"Anno do Nascimento de Nosso Senhor Jesus Christo de mil oitocentos e quarenta e dous aos dous dias do mes de Abril do dito anno nesta povoação da Lagoa de Baixo termo da Villa e Comarca de Santo Antonio de Garanhuns Província de Pernambuco onde se achava aposentado o Doutor Juiz de Direito interino do crime e cível João Nepomoceno Xavier de Mendonça onde Eu, Escrivão de seu cargo fui vindo abaixo nomeado e assignado ahi pelo dito Juiz mim foi dito que nesta  povoação da Lagoa de Baixo tinha assassinado a Joaquim Machado de Melo, e como caso era de sumario que hia conceder a elle pello auto do corpo de delito indireto "para por elle ouvir qual autor foi que concorreu para similhante atentado a ser punido na forma da Lei, com ajuda fervor e conselho do que para constar fiz este termo de autuamento em que o dito Juiz assignou e Eu José Cavalcanti de Albuquerque Escrivão do crime o escrevi - Xavier de Mendonça - ... Joaquim Leite de Oliveira pardo cazado de trinta e oito anos vivi de criador morador na Fazenda Santa Luzia deste termo e comarca testemunha jurada... a seu rogo assignou José Marques de Albuquerque Mello... José Alexandre Maceió pardo casado de idade de trinta e cinco annos vivi de seu officio de carpina morador nesta  povoação de Lagoa de Baixo..."

A povoação de Lagoa de Baixo foi elevada à categoria de Vila e sede do Município, em 24 de Maio de 1873, desmembrando-se, certamente do seu território das terras que compunham o Município do Buíque, tendo sido bastante moroso o seu desenvolvimento até  ser atingido pela estrada de ferro, quando "desemperrando", progrediu rapidamente, passando com a sua denominação substituída pela de Sertânia, a figurar entre as mais  adiantadas cidades do Sertão de Pernambuco.

Para os leitores ficarem melhor informados recomendamos a leitura das obras de autoria do Doutor Ulisses Lins de Albuquerque, principalmente a intitulada "Moxotó Brabo". (Fonte: História de Garanhuns | Alfredo Leite Cavalcanti (foto) | Volume II | Garanhuns, Fevereiro de 1973 | Foi mantida a grafia da época).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O cabo eleitoral

Garanhuns - A presença do "cabo eleitoral", ou "de eleitor", está ligado às eleições, desde os  tempos do Brasil colônia...