quarta-feira, 2 de agosto de 2023

Jubileu de Ouro de Ordenação Sacerdotal do Monsenhor Pedro Magno de Godói


Jornal O Monitor | 16 de Abril de 1977

Na cidade eterna, Roma, em um sábado santo - 16 de abril de 1927, recebia com  vários outros colegas, alunos do Pontifício Colégio Pio Latino Americano, a unção sacerdotal - Pedro Magno de Godói, (foto) nascido em Correntes, Pernambuco, em 19 de agosto de 1904, do Clero Diocesano de Garanhuns.

Terminando com brilho o seu Curso de Teologia na  Pontifícia Universidade  Gregoriana, a chamado de Dom João Tavares de Moura que  descobrira no jovem sacerdote primorosas qualidades de inteligência e de coração - designou-o Reitor do recém criado Seminário  Menor de São José, professor e  confessor dos alunos do Colégio Diocesano de Garanhuns, em cujos cargos deixou marcantes e luminosos traços de zelo sacerdotal na formação dos  levitas do Senhor.

Veio, depois, ocupar ao lado de Mons. Anchieta Callou as funções de Vigário Cooperador da Catedral, sendo encarregado por Dom Paiva da direção do jornal da Diocese, nosso querido "O MONITOR".

Foi auxiliar prestimoso de  Mons. Anchieta Callou no pastoreio da vasta Paróquia de Santo Antônio da Catedral; músico, poeta, artista de recursos vários, foi criador e animador do "Coro Festivo" - verdadeiro "Mestre Capela", interpretou com grande sucesso, nas Missas Pontificais, nos "Te Deum" solenes as maravilhosas composições de Palestrina, Tavoni e Perosi; realce e beleza com os cânticos e ladainhas, tantum ergo nas inolvidáveis "noites de maio" que traduziam bem, seu amor filial à Virgem Santíssima.

Com que dedicação exerceu o magistério, nos nossos Colégios - os seus "Hinos" letra e música - bem retratam o apreço, a dedicação o amor de Padre Godói àquelas instituições educacionais sob orientação da Igreja em  Garanhuns.

No governo de Dom Mário Villas Boas - de quem foi devotado amigo e colaborador na organização diocesana da Ação Católica, instituída por Pio XI e tão querida do Bispo Diocesano - desdobrou-se Padre Godói no carinhoso trabalho de arregimentar e  dar vida à Juventude Feminina Católica , setor que lhe foi com muita honra confiado por Dom Mário.

Com a vinda das Irmãs do Bom Pastor, Dom Mário entregou a direção da  Capelania daquela benemérita instituição de caridade.

Com a designação de Dom Mário para ocupar o Sólido Arquiepiscopal de Belém do Pará - aceitou sua designação para Pároco de Correntes, sua terra natal.

Os longos anos ali vividos,  todos eles uma sequência de benemerências à terra e ao povo irmão, na imolação de  todos os dias, por falta de saúde, ao cumprimento exato dos deveres ministeriais, conquistou o respeito, a amizade dos paroquianos e a confiança dos Superiores, tendo tomado parte do Governo Diocesano como Consultor.

Dom José Adelino Dantas por ocasião do seu jubileu de prata de sacerdócio distinguiu com o título de Cônego, prêmio por sua dedicação à Igreja. Ao chegar a Garanhuns, Dom Milton Correia Pereira, conhecedor dos  seus méritos e trabalhos apostólicos, obteve do Santo Padre Paulo VI a inclusão de seu nome entre os sacerdotes Capelães de Sua Santidade, entregando-lhe, em  solenidade, na Catedral Diocesana, o honroso título de Monsenhor.

Falta de saúde obrigou-o no ano passado (1976), a interromper seu longo paroquiato em  Correntes. Dom Tiago Postma, bondosamente, aquiesceu ao seu  pedido. Está licenciado "ad tempus" na Arquidiocese de  Olinda e Recife, integrando,  porém, o nosso Clero que  muito o estima e felicita pela data áurea de sua Ordenação Sacerdotal.

16 de abril de 1977 - 50 anos de vida sacerdotal de Monsenhor Godói. Celebrará tão querida efeméride no Recife.

Amanhã, domingo 17 de abril, comemoração solene com a Santa Missa Concelebrada com seus colegas diocesanos em nosso Colégio, à Praça da Bandeira.

Em Correntes, sua terra natal, os seus amigos preparam-lhe carinhosa recepção. Às 10:00 horas com presença do Exmo. Sr. Bispo do Tiago Postma, de Sacerdotes amigos, em meio do júbilo de seu Povo - Mons. Godói concelebrará a Missa solene de seu jubileu de Ouro de Ordenação Sacerdotal. Queira o caro Mons. Godói receber as homenagens amigas do seu Bispo dos Colegas e dos que o prezam - com os votos sinceros "Ad multos Annos!".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O cabo eleitoral

Garanhuns - A presença do "cabo eleitoral", ou "de eleitor", está ligado às eleições, desde os  tempos do Brasil colônia...