quarta-feira, 2 de agosto de 2023

Povoação do Bonito


Localizada em um grande trecho de terras que se estendia pelo lado esquerdo do Rio Una e parte do território integrante de Garanhuns, quando ainda na fase de Julgado, formou-se a povoação de Bonito, onde o tabelião do único Cartório até então existente no Julgado lavrou a escritura de procuração bastante que, partes da qual passamos a transcrever na íntegra.

"Saibão quantos este  publico instrumento de procuração bastante virem no anno do Nascimento de Nosso Jesus Christo de mil oitocentos e dez aos nove dias do mez de Junho do dito anno nesta Povoação do Bonito termo do Julgado de Garanhuns Capitania e Comarca do Sertão de Pernambuco perante mim apareceu Athanasio Alves da Silva morador na Lage do Canhoto da Villa da Atalaia das Alagoas reconhecida das testemunhas ao deante nomeados e estas de mim Tabelião pelas proprias de aqui faço mensão e dice em minha presença e das mesmas testemunhas que por bem deste publico instrumento na melhor forma e via de Direito constituia por seos sertos e em tudo bastantes procurados neste mesmo Julgado a Manoel Joze Ribeiro Castro e Joze Antonio dos Santos e na villa do Recife aos Doutores Joze Caetano de Oliveira Antonio de Farias Brandão e Caetano Joze de Souza Antunes... Em fe e testemunho de verdade assim o dice e outorgou e pedio fosse feito este instrumento nesta notta em asignou e o fis sem dependencia de destribuição por não haver neste  julgado outro tabelião sendo presente por testemunhas de seu conhecimento Manuel das Chagas Cordeiro e Joze de Costa  Pinto que tambem asegnarão depois de ver e ler perante todos da qual levei novecentos reis. Joze Franco Oliveira Tabelião o escrevi".

Tendo a antiquíssima freguesia de Santo Antão, conforme a "Revista do Instituto Histórico da Vitória de Santo Antão" volume 2º - 1959 - pág. 53, passado  a categoria de Município, por Alvará régio de 27 de Julho de 1811, e instalado em 28 de Maio de 1812, uma parte do referido trecho de terras foi desmembrada de Garanhuns e incorporada ao território daquele Município, ficando o dito trecho reduzido a uma faixa de terras com a largura de duas mil e quatrocentos braças e dez mil e duzentas de comprimento pelo lado esquerdo do Rio Una a partir da Barra do Rio da Chata.

A povoação do Bonito progrediu rapidamente, e, em 12 de Abril de 1939, foi  elevada a Vila sede do seu próprio Município criado naquela data e composto de vasto território desmembrado de Santo Antão (Vitória de Santo Antão) e Garanhuns. Do território de Garanhuns foi desmembrado o que compunha os distritos do Altinho, Quipapá, Panelas e Capoeiras (Belém de Maria) e do de Santo Antão o que componha os distritos de São José dos Bezerros e Caruaru.

E assim ficou o território do Bonito se compondo de cerca de seis mil quilômetros quadrados que visa poucos anos depois, começou a ser desfalcada em grandes extensões que dele se desmembravam para compor os de outros Municípios que iam sendo criados. Em 16 de Agosto de 1848 foi a povoação de Caruaru elevada à Categoria de Vila com a criação de seu Município e para a composição do seu território foi desmembrado do Bonito os territórios dos distritos do Altinho, Panelas e Quipapá.

Em 18 de Maio de 1870 foi criado o Município de Bezerros, sofrendo por isso o território do Bonito mas esse imenso desfalque. Com o desmembramento do distrito de São Joaquim "São Joaquim do Monte" em 1º de Julho de 1909, para compor com o seu território o do seu próprio Município, e o de Belém de Maria "antigo Capoeiras", para completar o território do Município de Catende, ficou o território de Bonito reduzido aos quatrocentos e quarenta e nove quilômetros quadrados, que o compõe atualmente.

Os terrenos são fertilíssimos, prestando-se para qualquer culturas agrícolas especialmente a do café, que é cultivado em alta escala, o tem contribuído para a grande riqueza econômica dos seus habitantes e a invejável prosperidade do Município.

A antiga povoação do Bonito, é hoje uma das adiantadas cidades interioranas, tendo em grande parte para isto concorrido, o transporte em veículos, automóveis e caminhões, que no ano de 1927, foi iniciado. (Fonte: História de Garanhuns | Alfredo Leite Cavalcanti (foto) | Volume II | Garanhuns, Fevereiro de 1973 | Foi mantida a grafia da época).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O cabo eleitoral

Garanhuns - A presença do "cabo eleitoral", ou "de eleitor", está ligado às eleições, desde os  tempos do Brasil colônia...