terça-feira, 1 de agosto de 2023

Admirado João Marques


Valter Teixeira | Foz do 
Iguaçu

Ao ler "Poema Rural da Guarda", recém publicado, lembro e penso no conjunto da obra, no conglomerado das publicações. Reflito sobre a coragem de expor ideias, o destemor de ponderar sentimentos, a intrepidez de anunciar reflexões. Publicar um livro, tem significância de gerar um filho que brevemente pertencerá ao mundo, ao todo além de nós, em rotura parcial do laço com nosso abraço de permissão. Entrará em dinâmica imprevista e impensável das relações afetivo emocionais e conceituais, em processo contínuo de transformações e metamorfoses.

Analiso  a "paternidade" como condição de alegria e júbilo, satisfação e deleite, mas também de temores e dores. O "filho" será nossa extensão e desdobramento, carregará nosso DNA e código de genes, mas com marca registrada peculiar que mudará de  fisionomias e expressões na dependência de si mesmo, da sua história, escolhas e também de outros, de terceiros interferentes.

No entanto, o "filho" é de fato e para sempre nosso e eternamente concebido do mesmo vermelho rutilante sangue que  circula em nosso corpo em emoções e passará a pertencer ao mundo, mas chegará o dia em que haverá de perceber que o mundo que mais abunda é o mundo do próprio "eu". Um livro trás a bagagem intrínseca da alma do autor, sendo a mensagem referencial, alusiva e respeitante, antes da obra, antes e além do suposto filho.

Quando leio mensagens postadas em  Redes Sociais aplaudindo em elogios fartos o recém lançado Livro "Barro", já basta para solidificar o entendimento de que tudo valeu a pena, o esforço, a luta. Como leitor, estou impaciente para ver em rápida progressão o "rebento" agitando braços e pernas graciosamente e recebendo afagos dos apaixonados. Enquanto fascinado por literatura, quero logo ler e aprender, meditar e evoluir. Na condição de amigo do pai autor, quero ser tio, padrinho e protetor do recém nascido que centra atenções, torna a casa muito mais feliz, mas avança rápido em maturação vivencial e influência geral.


Inspirei fundo o "Poema Rural da Guarda" recém composto e sou grato, João, pelo ode viçoso à origem, pelo lírico intrépido do poema, pelo canto adocicado ao prelúdio do lugar de nascer e crescer.

Ao escrever em franca poesia "Eu me guardo rurígena", expressou em beleza cintilante celebração à origem. Vislumbro-me no meu passado longínquo, percebo-me homem do campo, da roça, de pés descalços no chão.

Em "E para ser livre, liberto o ser nas desamarras do vento", comovo-me ao  relembra-me menino a passar momentos em peito desnudo confrontando em braços abertos o vento forte que zunia, intencionando o voo definitivo da libertação.

Ao citar "A flor do tempo e da chuva floresce em minhas mãos", o perfume silvestre das flores do campo conforta, insufla e persuade a memória a manter o elo do primeiro pulsar.

Ao ler "Toco no corpo a leveza de me sentir livre a guardado, como se guarda a alma, como se preparam os campos", papo no tempo a beleza de me sentir parte, a graça de me perceber fração, a exultação de ser  filho do tempo, do vento, do mistério.

O reconhecimento ao "Poema Rural da Guarda" e o alumbramento renovado do primeiro respirar nos campos da ascendência, nos lugares ancestrais que provocou, devo ao poeta.

O devotamento ao berço é o pêndulo da gratidão mantida que preservo. A guarda dos campos de onde vim permanece intensa no solo dos valores que trago em  mim.

POEMA RURAL DA GUARDA

João Marques dos Santos (foto)

Eu me guardo rurígena..

pele e expressão do rosto

externo os braços

e o alisamento

das dobras da camisa


e para ser livre

liberto o ser

nas desamarras do vento

fico aguardando sereno

o  irrompimento dos clarins

anunciando a paz

que se enrama relva


os campos verdes

os céus verdes

nenhum grito de morte

e os carneiros espontâneos andam 

comendo os pastos


os bois ruminarão

a noite que vem e o canto

assombroso das corujas


o azul em cada gesto da distância

a flor do tempo e da chuva

floresce as minhas mãos

que amadurecem as palmas

as sementes pelos dedos


saio gotejando águas mansas dos 

lagos andanças  dos céus

e a evaporação de mim

enquanto os frutos cairão


toco no corpo a leveza

de me sentir livre

e guardado

como se guarda a alma

como se preparam os campos.

Texto transcrito da Revisa Cultural O Século | Junho de 2023

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Um encontro de saudades

Waldimir Maia Leite "Wadô" Marcílio Reinaux* Homem ou mulher, por mais forte que seja, não escapa de momentos transcendentais na v...