Uma cidade que é formada por ilustres cidadãos, muitos filhos legítimos, outros vierem de outras localidades e aqui se estabeleceram, construíram suas histórias, e aqui moram e assim nasceram as grandes referências de famílias que desenvolvem o município de Garanhuns.
E entre estas muitas famílias que estão nesta lista de ilustres responsáveis pela história político administrativo, está a família Gueiros, que passeiam na vida religiosa, magistratura, historiador, professor, medicina e na política também, além de outras atividades que essa grande família atua.
Com os seus maravilhosos serviços prestados a minha linda Garanhuns, que ao longo do século XX, deixou a sua marca de família que ultrapassou fronteiras, deixando o seu legado que passou de geração em geração.
Começando com o patriarca da família Antônio de Carvalho da Silva Gueiros s os seus irmãos Jerônimo Francisco, Israel e Othoniel Gueiros, foram oradores do presbiterianismo em todo o Agreste Meridional.
Onde Othoniel Gueiros, além de dedicado evangelizador, também exerceu com muito
profissionalismo a medicina, com conceituado nível técnico científico.
Sua linda história humanitária, tendo desempenhado as atividades de médico em vilas, sítios e cidades circunvizinhas, atendendo os pacientes também em seu consultório que funcionava na Avenida Santo Antônio.
Mas não ficou somente na sua atividade acadêmica, passou também pela política partidária, chegando a eleger-se vereador em 1949, fez parte também de clubes de serviços, onde foi um dos fundadores do Rotary Clube de Garanhuns.
E seu filho, Everardo Gueiros, seguindo os passos do seu pai Othoniel Gueiros, foi vereador e Vice prefeito no governo do ex prefeito Amílcar da Mota Valença, na década de 1960.
E em homenagem ao centenário de Othoniel Gueiros, seu filho @Everardo Gueiros, em 2006, publicou o livro “Othoniel Gueiros - Leão do Senhor, onde versa a história dessa família que desenvolveu a minha linda Garanhuns.
Uma grande família que enaltece a minha linda Garanhuns e aqui há os seus filhos ilustres dessa mesma linhagem, de um dos filhos dessa família Gueiros, o senhor Francisco de Carvalho Silva Gueiros, de saudosa memória.
Foi pastor em cidades como Gameleira, Vitória de Santo Antão, Pedra, Jucati, Neves e no Sítio Banquete, além, da minha linda Garanhuns.
Pai amantíssimo de 10 filhos, entre eles o juíz aposentado Francisco Gueiros, Henrique Cardoso Gueiros, Cristina Gueiros e Cassia Maria Gueiros, partes da linda família construída com a sua querida Margarida Gueiros.
Nesta lista ainda temos o blogueiro e historiador, Anchieta Gueiros, excelente profissional e ainda os irmãos, Roberto Gueiros, da Gráfica Primeira Mão e Robério Gueiros, conhecido como “macarrão”.
Onde na verdade, a família Gueiros em genealogia é uma só, onde temos muitas descendentes dessa grande família que estão espalhados por este Brasil afora e até no exterior.
Aqui foram apenas alguns destaque dessa grande família Gueiros, que faz parte da história da minha linda Garanhuns e precisamos não deixar esses ilustres cidadãos esquecidos das novas gerações.
Nenhum comentário:
Postar um comentário