segunda-feira, 19 de abril de 2021

Gameleira - Árvore que deu origem ao nome do Sítio onde Ulisses nasceu

Gameleira - Árvore simbolo do Sítio Gameleira - Brejão - PE
As semente da gameleira (Ficus doliaria) são espalhadas pelas fezes dos animais que se alimentam de seus frutos, em especial os morcegos frutívoros – que são, de um modo geral, os maiores dispersores de sementes, superando até mesmo os macacos nesse quesito.

A gameleira ou figueira-mata pau  é usada, como o nome diz, para fabricação de gamelas - vasilhames de madeira. Seu leite também serve como vermífugo,  mas apenas por aqueles que conhecem bem os segredos das terapias fitoterápicas, uma vez que seu uso incorreto pode ser perigoso. Sua madeira é usada ainda para caixotaria leve e para miolo de portas e painéis.

Trata-se de uma árvore  bastante utilizada na arborização de grandes áreas urbanas e rurais, devido à sua sombra densa, assim como para recomposição de matas ciliares e áreas degradadas. Os frutos são consumidos por macacos, morcegos, aves e outros animais, que disseminam largamente suas sementes. O plantio na beira dos rios é especialmente recomendável, pois, além de servir alimento à fauna terrestre, seus frutos são bastante consumidos também pelos peixes.

Quando adulta, a gameleira atinge até 20 metros de altura e dois metros de diâmetro, destacando-se na paisagem. Sua casca é espessa e dura e possui folhas ovais, de bordas lisas e verde-escuras,  glabras na  face superior  e  com minúsculos pelos na face inferior. 

Nome comum: cerejeira, doliária, figueira, figueira-branca, figueira-brava, figueira-grande, gameleira, gameleira-de-cansaço, gameleira-de-pinga, gameleira-de-purga, guaporé, ibapoi, pau-bicho-amarelo, gameleira-branca

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mãos construtoras do Reino

Dom Gerardo Wanderley | Garanhuns, 9/03/1985 Podemos imaginar as mãos do Mestre acompanhando suas alocuções ao povo: mãos a prolongar, refor...