Conforme o livro mostra, Othoniel Gueiros teve uma atuação profunda como médico, como político e como homem de Deus. Cursou medicina com dificuldades pois era de família modesta e assim que concluiu seus estudos começou a trabalhar, primeiro em Canhotinho depois em Garanhuns. Na política, de destacou na luta pela justiça e trilhou o caminho da oposição, lutando inclusive contra a ditadura de Getúlio Vargas. Como religioso, era presbiteriano, tendo seguido nesse campo os passos do pai, que era pastor e do irmão Israel.
O livro sobre Othoniel Gueiros traz além do texto leve do filho Everardo, depoimentos de personalidades importantes de Garanhuns que conviveram com o médico. Assim, colaboraram com a obra pessoalmente os ex-prefeitos Amílcar da Mota Valença e Ivo Amaral, o ex-deputado José Tinoco, o ex-vereador Ivan Rodrigues, o médico Ivaldo Dourado, o jornalista Marcilio Reinaux e Hilton Vitalino.
A biografia de Dr. Othoniel nos mostra suas histórias, suas lutas, sua atuação como médico que trouxe tantas crianças ao mundo, seus caminhos na política sendo traçados com coerência e em defesa da dignidade. Nos traz de volta também a Garanhuns de outros tempos, mostrando a origem dos mochileiros e da própria cidade e a inserção do personagem em fatos marcantes da história do município, como o assassinato do bispo Dom Expedito Lopes pelo padre Hosana.
Enfim, é um livro que dignifica a vida de Othoniel Gueiros, que no sentido bíblico quer dizer "O Leão do Senhor".
.jpg)
Nenhum comentário:
Postar um comentário