Aos 84 anos o "Rei do Forró" este ano completa 62 anos de carreira com 826 músicas gravadas por diversos artistas. Assisão é Patrimônio Vivo de Pernambuco
Neste domingo (10), a cidade de Iati, em Pernambuco, testemunhou a 9ª edição da Festa da Agricultura. O evento contou com uma apresentação inesquecível do cantor de forró Assisão, que contagiou a todos com seu genuíno estilo musical nordestino.
História de Vida
Nascido da Fazenda São Miguel, Francisco Assis Nogueira, popularmente chamado de Assisão, ganhou reconhecimento mundial com suas canções e se transformou em um símbolo da música regional.
Com 84 anos, o músico tem um vasto histórico. Além de ser um notável compositor e intérprete, ele se destaca como um pioneiro. Assisão foi um dos primeiros artistas do forró a inserir, desde o começo dos anos 80, os sons da guitarra, baixo, teclado e bateria em suas composições, e mesmo com essa abordagem inovadora, manteve a essência do verdadeiro forró.
O artista integra uma geração de forrozeiros, junto a nomes como Jorge de Altinho, Alcimar Monteiro, Flávio José e Novinho da Paraíba, que são considerados defensores do autêntico forró, aquele inspirado por Luiz Gonzaga, Jackson do Pandeiro, Trio Nordestino e Dominguinhos. Apesar da forte concorrência com grupos que distorcem o estilo, Assisão continua a ser uma das principais atrações nas grandes e renomadas festas juninas do Brasil, como em Caruaru e Campina Grande. Além disso, o cantor se destacou por suas diversas aparições em programas de televisão, como o Clube do Bolinha, na TV Bandeirantes nos anos 80, e em várias outras emissoras ao longo dos anos 90 e no início do século XXI.
Assisão já lançou 46 discos e é autor de mais de 800 composições, suas músicas também fazem sucesso na voz de outros cantores como Elba Ramalho e o Trio Nordestino. Entre os seus grandes sucesso se destacam: “Alegria e Sorriso”, “Peixe Piaba” “Eu Tenho Uma Novinha Pra Você”, “Já Saiu Rock, Tango, Rock” e “Agora é Forró Que Vamos Ter”, “Pau Nas Coisas”, “Pequenininha” que já possui mais de 240 regravações, e “Esquenta Moreninha” (Esquenta moreninha/ tem uma fogueirinha no meu coração…/ Eu vou cair na brincadeira nesse São João/ levar meu bem junto à fogueira nesse São João / não quero saber de tristeza nesse São João/ quero alegria e muita festa nesse São João…) que é considerada por muitos como um dos Hinos do São João.
Nenhum comentário:
Postar um comentário