São pioneiros na fundação da primeira Igreja Evangélica Presbiteriana de Bom Conselho o casal João José de Oliveira Campos e D. Maria Oliveira, sua esposa, quando em 1929, cediam sua casa às primeiras reuniões, posteriormente, os primeiros cultos, presididos pelos americanos, Dr. Taylor e Dr. Nevelly, missionários vindos de Garanhuns para evangelizar em nossa cidade.
Gozava de certo destaque o casal que recebiam os missionários, pois o Sr. João José era médico prático muito conhecido e farmacêutico homeopático com larga experiência nos tratamentos a base de ervas e plantas. Para todos era apenas, "João Butler", pois recebera este nome devido a um bom tempo trabalhando ao lado do médico americano Dr. Butler. Aos poucos algumas famílias foram se aproximando ao ponto de ser formada a primeira congregação.
PERSEGUIÇÃO
Em 1930, já formada a pequena congregação, transferiu-se para a rua Sete de Setembro nº 149, tendo como líderes Sr. Manoel Batista de Macedo e José Campos de Oliveira. Foram muitas perseguições, pois até aí, a cidade era totalmente católica e com a invasão dos "evangélicos" tudo que acontecia era motivo para ser considerado um castigo dos céus. Contam os idosos, que certa vez, por ocasião de fortes chuvas, caiu um raio na Igreja Matriz, chegando a destruir a cruz e parte de uma das torres, foi danificada. Coincidentemente no dia anterior tinha falecido um comerciante evangélico por nome de Justo Cordeiro. As pessoas católicas fervorosas e fanáticas atribuíram este fato a um "castigo dos céus". Eram tantos os escárnios e as perseguições que Manoel Batista de Macedo chegou a ser expulso da cidade, voltando tempos depois.
SAF
Com a evolução da congregação em igreja, funda-se em 1931 a Sociedade Auxiliadora Feminina - SAF que já comemorou seus 50 anos. Por ocasião do Jubileu de Ouro da mesma foi realizada a Reunião das Federações das SAFs; Reunião dos Presbíteros; e União da Mocidade Presbiteriana.
O atual templo situado à Praça Dantas Barreto foi construído em 1946, quando contava com um número significativo de membros tendo-se destacado alguns deles que se tornaram pastores, sendo notável o seu desempenho e testemunho. São eles:
- Reverendíssimo Zenas Campos
- Reverendíssimo João Campos
- Reverendíssimo Cilas Campos
- Reverendíssimo Elias Sabino
- Reverendíssimo Abel Cordeiro
- Reverendíssimo Manoel Cavalcante
- Reverendíssimo Jason Oliveira dos Anjos
- Reverendíssimo Eronides Batista, este filho do saudoso Manoel Batista de Macedo.
Dentre os presbíteros destacamos a participação do Sr. Genésio Cordeiro, atuou durante quarenta e dois anos tendo inclusive, conduzido os trabalhos da Igreja sozinho por muitos anos. Assumiu diversas vezes muitas funções dentro da Igreja, excetuando-se ministrar a Santa Ceia, Batismo, e Casamentos. Chegou a ser convidado para se ordenar pastor, tendo recusado o convite. (Celina Correia Ferro | De Papacaça a Bom Conselho - Uma Visão Pessoal | 1992).

Nenhum comentário:
Postar um comentário