segunda-feira, 26 de fevereiro de 2024

Frei Dimas

Frei Dimas

Celina Correia Ferro*

Diante de uma igreja conservadora de padres seculares, de uma educação religiosa voltada para as formas tradicionais, surge um novo líder. Chegado de Caruaru, o Frei Dimas - José Marleno -, transformou Bom Conselho com os seus trabalhos religiosos, suas missas movimentadas e concorridas pelos jovens da cidade. Em todos os horários a igreja ficava lotada e entoava os mais modernos cânticos.

UMA REVOLUÇÃO CULTURAL

Foi uma grande revolução religiosa e cultural. O frade participava dos ritos eclesiásticos com o mesmo entusiasmo com que desenvolvia seu trabalho de professor do mais novo colégio da cidade - Escola Frei Caetano de Messina - tendo assumido tempos depois a direção do mesmo. A partir daí, Bom Conselho não foi mais o mesmo.

Sua contribuição à História é inegavelmente de grande valia. Trabalhou com a juventude, proporcionando a cada um condições de se educar em uma escola democrática onde a arte era sua grande arma de conquista.

Neste período, precisamente em 1973, Bom Conselho participa do programa de televisão da Rede Jornal do Comércio, Campeonato das Cidades e frei Dimas unido ao povo sob o patrocínio do então prefeito Walmir Soares, produzem um show que vence a cidade de Surubim com larga vantagem.

MOVIMENTOS ARTÍSTICOS

É uma grande conquista  e um grande momento para a cidade das escolas, pois, a partir de sua chegada os jovens passaram a participar mais ativamente da vida sócio-cultural de nossa terra. Criou movimentos artísticos, que há muito não havia, deu impulso à Banda Marcial da Escola Frei Caetano de Messina, que sob sua regência transformou-se em cartão de visita, chegando a participar de concursos e encontros de bandas e outros eventos  até hoje.

Irrequieto, Frei Dimas promove expedições e escavações arqueológicas em nosso município e encontra ossadas gigantes, de animais já extintos. Não para e cria o Instituto Marcelino Pão e Vinho, uma escola para atender às crianças do pré-escolar. Não sendo muito feliz, mais tarde veio a encerrar suas atividades.

Percebendo a necessidade de atender aos adultos, consegue para Bom Conselho o curso madureza, atual supletivo, favorecendo a dezenas de adultos a realização dos estudos. Posteriormente conseguiu o 1º Grau realizou em dois anos, que permaneceu por maior tempo e a Escola Frei Caetano abrigou todo esse pessoal oferecendo uma chance que jamais tivera. Muitos deles prosseguiram os estudos chegando a fazer, mais tarde, curso superior, dentro de suas habilidades.

Muitas outras mudanças foram realizadas em nossa terra, enquanto sua permanência entre nós. Alguns de seus discípulos são hoje bons professores da Escola Frei Caetano e de outras escolas. Muitos outros partiram em busca de novos horizontes e hoje são pessoas de destaque na vida profissional e social.

Após vários anos de atividade em nossa cidade, a Ordem Franciscana, a que pertence, achou por bem transferir Frei Dimas para outra cidade e até hoje os jovens procuram preservar os seus ideais plantados na terra do papacaça e na Escola Frei Caetano de Messina. (De Papacaça a Bom Conselho - Uma Visão Pessoal | Ano 1992).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Garanhuns a cidade dos gerânios

Luzinette Laporte de Carvalho * | Garanhuns , Novembro de 1977 Garanhuns começa a se afirmar como " A Cidade dos Gerânios ": ouvim...