segunda-feira, 8 de janeiro de 2024

Manoel Livino, Mestre do Reisado da Maniçoba, falece em Capoeiras

Manoel Livino

Por Júnior Almeida

MANOEL LIVINO FOI MESTRE DE REISADO DA MANIÇOBA

Manoel José de Araújo, conhecido como Manoel Livino foi Mestre do Reisado da Maniçoba por mais de meio século, faleceu nesta segunda-feira, 8 de janeiro, aos 89 anos, em Capoeiras. No último 18 de dezembro, foi internado no Hospital Dom Moura, em Garanhuns, após ser diagnosticado com Covid-19. Apesar de estar no estágio final da doença, Manoel Livino, que completaria 90 anos em breve, conseguiu vencer o vírus. Após quatro dias, foi transferido para uma enfermaria convencional do HRDM, permanecendo lá até 5 de janeiro. Posteriormente, foi encaminhado para o Hospital Municipal Quitéria Alves, em Capoeiras, onde veio a falecer às 7:30 de hoje.

Manoel Livino nasceu em 23 de janeiro de 1934 e foi casado com Custódia, irmã de Zé Ribeiro, fundador da Vila Maniçoba, com quem teve cinco filhos. Desde sua juventude e após o casamento, dedicou-se à colaboração com a Igreja, atuando como um elo entre a comunidade e os padres locais.

LIVINO FICOU À FRENTE GRUPO DE REISADO POR MAIS DE SETE DÉCADAS

À frente do grupo de reisado por mais de 75 anos, Manoel Livino era um dos habitantes mais antigos e respeitados da Vila Maniçoba. O Reisado da Maniçoba, sob sua orientação, realizou apresentações em diversas cidades, incluindo Recife, Garanhuns, São Bento do Una, Caetés, Venturosa, Arcoverde, Paranatama e, claro, em sua cidade natal, Capoeiras.

Além disso, uma curiosidade sobre a família de Manoel Livino é o legado de seu tio, José Augusto Custódio, conhecido como Zezé Custódio, que foi soldado das forças volantes da Paraíba. Ele faleceu na batalha de Serrote Preto, em Mata Grande, Alagoas, no confronto com o bando de Lampião, onde 14 policiais paraibanos perderam a vida, incluindo o comandante da tropa, tenente Chico Oliveira, também parente de Manoel Livino. Do lado dos cangaceiros, não houve vítimas fatais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Garanhuns a cidade dos gerânios

Luzinette Laporte de Carvalho * | Garanhuns , Novembro de 1977 Garanhuns começa a se afirmar como " A Cidade dos Gerânios ": ouvim...