sábado, 30 de dezembro de 2023

Faleceu Seu Cassiano da Farmácia


Com profundo pesar, a família de José Cassiano da Silva Neto (conhecido como Cassiano da Farmácia Dom Expedito) comunica o seu falecimento ocorrido nesta madrugada, dia 30 de dezembro. Seus filhos José Cassiano Filho (em memória), Jane Maria Brandão da Silva (em memória), Janeide Maria Brandão da Silva, Josmar Brandão da Silva (Mazinho), Janice Maria Brandão da Silva, Jarbas Brandão da Silva, Janira Brandão da Silva, Janilsa Brandão da Silva, Jailson Brandão da Silva, Jackson Brandão da Silva, Dinheirinho Brandão da Silva, assim como genros, noras, netos, netas, bisnetos, bisnetas, tataranetos e demais familiares e amigos lamentam esta perda irreparável.

O corpo está sendo velado na Funerária Suissa, de onde partirá o cortejo fúnebre às 17 horas, com destino ao sepultamento no cemitério São Miguel.

A família enlutada expressa sua gratidão a todos que se unirem a este momento de fé e solidariedade cristã.

Informamos o falecimento de José Cassiano da Silva Neto (Cassiano da Farmácia), que tinha 102 anos.

Abaixo vamos transcrever uma crônica de João Marques sobre Seu Cassiano da Farmácia.

José Cassiano da Silva Neto

Por João Marques* | Garanhuns

Em 15 de agosto fez 102 anos que nasceu José Cassiano da Silva Neto, em  Carnaíba - PE (Carnaíba de Flores). Casado com dona Brandão, in memoriam, figura conhecidíssima no meio católico, seu José  Cassiano foi comerciante, de farmácia, durante 48 anos. Neide, nora do homenageado, começa relatando a história:

"Sua história de envolvimento com o  comércio, e com a agropecuária. Filho de agricultor sertanejo, na adolescência trabalhou em farmácia em Carnaíba. Aos 18 anos  veio servir ao tiro de guerra em Garanhuns. Chegou  a ser cabo, serviu como enfermeiro, foi  atleta, onde permaneceu por 9 anos. Nesse  tempo, casou com Dona Brandão, interna do  Colégio Santa Sofia. Ao sair do Exército Brasileiro, foi ser caminhoneiro onde não se  adaptou. Foi professor. Em seguida, adquiriu uma farmácia em Lajedo, onde residiu por cerca de 10 anos, retornando a Garanhuns, por  questões educacionais para os filhos, mas permanecendo com o empreendimento naquela cidade. Investiu em farmácia, que, doravante, se  transformou na conhecidíssima Farmácia Dom Expedito Lopes. Foi considerado "farmacêutico" por 48 anos.

José Cassiano da Silva Neto e Dona Brandão
Voltou a condição de agropecuarista, adquirindo propriedades rurais, de certa forma, voltando às  origens. Torcedor fanático do Náutico Clube Capibaribe e da AGA, sendo sócio proprietário onde seu filho primogênito se revelou um grande jogador, chegando a ingressar na equipe do  Clube Náutico Capibaribe. Foi um homem muito apaixonado por esportes de todas as  modalidades. Se destacou em atletismo e  voleibol. Hoje aos seus 100 anos, é amado e respeitado pelos seus 9 filhos, sua irmã Norma  Cassiano, seus netos e bisnetos, e por que não  dizer, por toda Garanhuns que o reconhece como uma reserva moral da "cidade das flores."

Filhos:

1 - Cassiano Filho - in memoriam, 2 - Jane Brandão - in memoriam, 3 Janeide Brandão, 4 - Josmar Brandão (Mazinho), 5 - Janice Brandão, 6 - Jarbas Brandão, 7 Janira Brandão, 8 - Janilsa Brandão, 9 - Jailson Brandão, 10 - Jackson Brandão (Kinho), 11- Jadson Brandão (dinheirinho).

"Veio a Garanhuns porque foi convocado para servir na segunda guerra mundial. Por ser um atleta de alto nível, foi retardada sua viagem à  guerra, e um dia antes do embarque, a guerra acabou. Tocava saxofone, e vendeu pra poder comprar a passagem de vinda a Garanhuns, e se apresentou ao 21º BC, quartel do exército. Passou 10 anos servindo como cabo e foi o atleta mais  completo da época. Participava de 10 modalidades, e em um campeonato venceu 9. Dentre eles futebol, basquete, vôlei, corridas, arremesso de peso, salto em altura.

Conheceu sua esposa, Dona Brandão, que também era atleta, em um jogo comemorativo ao final da segunda guerra, na quadra do colégio Santa Sofia.

Jogou futebol pela AGA. Foi instrutor de Educação Física no Colégio XV de Novembro.

Cantor preferido: Nelson Gonçalves e Ivanildo do Sax do Ouro.

Artista preferida: Brigitte Bardot.

Tem 24 netos, 14 bisnetos.

Mora na antiga rua do Cajueiro, faz as três refeições à mesa, assiste TV e se alimenta bem."

Quando se lê tudo isso, 102 anos de vida, pensa-se, ainda que foram 102 anos de fôlego, de força, de discernimento, de tristeza, de alegria, de família, ... É a verdadeira heroicidade. José Cassiano da  Silva Neto, seu Cassiano, você é um herói. Que continua vivendo... Abraçando a vida e sendo abraçado por todos.

O SÉCULO, jovem ainda, dar-lhe o grande abraço, reunindo todos os braços da população de Garanhuns, e de "Carnaíba de Flores", também. Seja muito feliz!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Garanhuns a cidade dos gerânios

Luzinette Laporte de Carvalho * | Garanhuns , Novembro de 1977 Garanhuns começa a se afirmar como " A Cidade dos Gerânios ": ouvim...