quarta-feira, 10 de janeiro de 2024

O papel afetivo do senhor Cassiano da farmácia em minhas lembranças

Seu Cassiano da farmácia e filhos

Por Cristina Moraes*

E o senhor José Cassiano da Silva Neto, faz parte da minha memória afetiva, em um tempo onde o ramo do comércio se norteava por duas grandes lideranças do segmento, de um lado Luiz Carlos de Oliveira e do outro o senhor Cassiano da [farmácia], assim era conhecido.

Os dois eram figuras bem constantes nos seus estabelecimentos comerciais e lembro do senhor Cassiano em sua Farmácia Dom Expedito, bem ali, na esquina da Rua 13 de Maio, tínhamos um excelente atendimento.

Como sempre falo, a minha linda Garanhuns, cidade linda, de um povo gentil, educado e que recebe cada visitante com com muito carinho e aconchego e assim vão ficando, chegam de mansinho neste pedacinho de céu e também do nosso coração.

Foi assim com o senhor Cassiano da Farmácia, filho legítimo da cidade de Carnaíba - PE., mas foi aqui na minha linda Garanhuns que construiu a a sua linda história de vida.

E aqui ditado que diz: “O espinho quando é pra furar, de novo ele traz a ponta”, pois é, este ditado, traduz na verdade, quem foi o senhor Cassiano, que bem jovem começou a sua labuta, onde ainda na adolescência trabalhou no ramo de farmácia em sua cidade natal, Carnaíba.

Mas aos 18 anos de idade, precisava cumprir a sua obrigação militar, veio alistar-se no Tiro de guerra, aqui na minha linda Garanhuns, chegando ao cargo de Cabo do Exercito, além de enfermeiro e também atleta, por nove anos, cumpriu a sua missão cidadã.

E o feito mais lindo e de muita importância foi ter conhecido o seu amor da vida toda, a aluna interna e exemplar do Colégio Santa Sofia, onde conheceu sua esposa, Dona Brandão, de saudosa memória, que só a morte os separou, o seu amor da vida toda, que ali nascia o grande amor, por coincidência do destino, dona Brandão, também era atleta, se conheceram em um jogo comemorativo ao final da [segunda guerra], na quadra do colégio Santa Sofia. 

Logo casaram e construíram uma linda família de onze filhos: Cassiano Filho, de saudosa memória, Jane, também de saudosa memória,  Janeide, Josmar, o amigo e conhecido Mazinho, casado com a minha querida Veronica Espinhara, Janice Brandão, Jarbas, o querido Binha do Garoa, Janira, Janilsa, Jailson, o esposo da amiga e confrade da Academia dos Amigos de Garanhuns, Neide Brandao, Jackson, o querido Kinho e por último Jadson Brandão, cujo apelido é dinheirinho.

Mas o senhor Cassiano, nunca se deixou ficar esperando que as coisas viessem até ele, foi em busca do seu sustento e da sua família, logo que saiu do exército foi caminhoneiro, mas na verdade ainda não era a sua atividade profissional que queria, foi professor e depois adquiriu uma farmácia na cidade de Lajedo - PE., onde ali morou durante 10 anos.

Mas como todo pai zeloso e muito cuidadoso e preocupado com a educação dos seus filhos, veio fixar residência na minha linda Garanhuns, mas o seu comércio de farmácia ainda ficou ativo em Lajedo e no município de Garanhuns, começou com o bem sucedido ramo de farmácia, uma atividade que obstinadamente desempenhou durante 48 anos, sendo considerado é conhecido “o farmacêutico das famílias de Garanhuns e da região”. 

Tinha amor as raízes da agropecuário, onde foi uma das suas primeiras atividades que exerceu, antes da farmácia, com o passar do tempo voltou às origens, desta vez, adquiriu propriedades  rurais e tinha muito amor a tudo isto.

Por ser ativista esportivo, onde se destacou como o atleta nas modalidades de atletismo, voleibol futebol, basquete, vôlei, corridas, arremesso de peso, salto em altura, jogou futebol pela AGA, foi instrutor de Educação Física no Colégio XV de Novembro e o seu time do coração era o Náutico Clube Capibaribe, mas também amava o clube AGA, sendo um sócio proprietário e muito atuante.

Senhor Cassiano, era um cidadão probo e muito conhecido na minha linda Garanhuns, amigo do meu pai Cláudio Alves de Moraes, de saudosa memória e por isto aprendi a gostar do senhor Cassiano, onde ali na sua farmácia atendia tão bem a todos.

Viveu intensamente os seus 102 anos, grande parte dessa sua vivência, foi ali na rua Severiano Peixoto, antiga Rua do Cajueiro, onde naquela rua morei e na minha memória está gravada essa linda história.

Senhor Cassiano comemorou em 15 de agosto de 2023, 102 anos, mas já tinha limitações de locomoção por conta das doenças que a vida longeva deixa, mas era lúcido, gostava de ouvir Nelson Gonçalves e Ivanildo do Sax do Ouro e assistir televisão que era a sua companhia.

Mas no dia 30 de dezembro de 2023, foi ao encontro do seu grande amor, dona Brandão que faleceu no dia 08 de setembro de 2019, senhor Cassiano faleceu de causas naturais, em sua residência na rua Severiano Peixoto, seu corpo foi velado velado na Funerária Suissa, de onde saiu o cortejo às 17:00h para o sepultamento no cemitério São Miguel. 

O senhor José Cassiano da Silva Neto, deixou uma linda história de ética e respeito, que através dos seus 11 filhos, 25 netos, mais de 12 bisnetos e 4 tataranetos e assim a sua história se reconstrói.

O homem não morre, quando sua história deixa marcas em uma sociedade civil organizada.

Viver, reviver e reverenciar.

*Jornalista e cronista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Garanhuns a cidade dos gerânios

Luzinette Laporte de Carvalho * | Garanhuns , Novembro de 1977 Garanhuns começa a se afirmar como " A Cidade dos Gerânios ": ouvim...