quarta-feira, 6 de agosto de 2025

A brecha da vida

Luzinette Laporte de Carvalho* | Garanhuns, 14/08/2004

"Brecha" é a expressão que Hannah Arend usa: "O homem sustém-se sobre uma brecha, no intervalo entre o passado já resolvido e o futuro inescrutável. Ele não pode suster-se aí senão na medida em que pensa, quebrando assim, por sua resistência as forças do passado infinito e do futuro infinito e o fluxo do tempo indiferente".

Eis pois como suster-se o homem entre os dois infinitos: ao pensar. Só assim pode mover-se na "brecha".

Cada um de nós sente isso: não se pode romper o fio da tradição. Quem foge à tradição ou tenta fugir-lhe, negando-lhe o indiscutível valor - foge de uma parte indispensável de sua história pessoal e coletiva. De sua fé, de sua crença, de seus costumes, de sua cultura. É este lado anterior da "brecha" que nos dá suporte para equilibrar-nos. Para não sermos devorados, melhor, engolidos, pelo futuro que nos conclama. O fato de a "brecha" ser uma constante, exige de nós o pensar constante. Não nos paralise a tradição, mas nos lance a criar não apenas abraçar o futuro infinito.

A "brecha" é a "crises" que vivemos no ato do viver. O choque entre o que foi e ainda é, pois que vivência, experiência vivida e o que será. Caminhamos em roteiros de crise e isto é maravilhoso. A "brecha" é o agora.

A "crisis" é instrumento de diagnóstico e o horizonte da cultura, do tempo presente, o agora. Estende-se a quase todos os setores da condição humana. Na verdade, atravessou também o passado infinito e, certamente, está presente na "brecha" e estará no futuro.

Daí porque pensar para, como diz a filósofa judia, "mover-se na brecha".

"Crisis" é a luta entre o que somos e o que sonhamos ou queremos ser. Entre o estar e o lançar-se. Entre paralisia e ação.

O equilíbrio está no pensar, disse a filósofa. E o pensar leva-nos a descobrir os roteiros, as vias, as estradas a percorrer. Entre montanhas e pedras, vales e flores, desertos e fontes. Demanda.

*Escritora, professora e jornalista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Associação Garanhuense de Atletismo comemora 95 anos de história

ASSOCIAÇÃO GARANHUENSE DE ATLETISMO (AGA)   - Fundada graças a iniciativa de sete rapazes, com sede inicialmente na Rua Dr. José Mariano, ch...