São tantas as palavras na comunicação, que importam cada vez mais o significado ou significados da existência humana. Toda a palavra tem a definição do objeto, do ser ou da vontade. São belas as palavras, porque expressam. Dizer significa afirmar o pensamento, dar movimento à ideia, confirmar existência do ser (humano). E todas as palavras têm seu maior objetivo no entendimento. Alguém, se fala consigo mesmo, entende-se intrinsicamente. Na verdade, nem precisava serem cantadas, porque já são por si canto. Não só tem sonoridade agradável o canto de um passarinho. A voz humana tem sonoridade do significado e do sentimento. E é agradável sempre e compreensível.
BELEZA ÀS COISAS
A possibilidade de falar palavras é condição elevada da existência do ser humano. Todo respeito aqui aos mudos que, infelizmente, não têm a palavra pronunciada. E eles admiram certamente a palavra, que conseguem ouvir. De todos os atributos do corpo do homem e da mulher, a visão é sem dúvida o maior alcance, mas a fala fica por perto, por dar movimentos às coisas.
O uso da linguagem é digno e proporciona a convivência entre todos, dando significado e beleza às coisas. Falar bem condiz com a personalidade íntegra e superior. Quando a fala é correta, premia o ouvinte em compreender melhor e identificar no falante uma das maiores faculdades humanas. A palavra é, assim, manifestação da vida e a mais legítima comprovação da inteligência.
A educação humana ensina a usar a palavra com moderação. Saber falar, seja pelo bom uso da linguagem, seja pela regularidade do uso da fala, dignifica o homem ou a mulher. Infelizmente, escuta-se hoje jovens principalmente a falar palavras de significados comprometedores do respeito ou da boa conduta.
Palavra, que diz, que significa o ser falante (o homem e a mulher). É, sem dúvida, a palavra da fala uma das mais belas manifestações do Universo vivo. Uma criança quando está aprendendo a falar... as primeiras palavras, todos entendem, têm o valor que é próprio de todas as palavras. E, em geral, como acontece nas crianças, a palavra ao surgir na fala humana é comemorada e recebida com alegria. E a linguagem, certamente, visa à evolução, pelo entendimento e harmonia entre os homens.
Nenhum comentário:
Postar um comentário