quarta-feira, 2 de julho de 2025

O sonho do futuro


João Marques | Garanhuns

Eu sonhei também com o futuro. Um sonho bom, de ser como eu queria. Anos passaram, e admito haver chegado o futuro... o sonho, não! Nada aconteceu, como quis a vontade. E concluo que não é a vontade, a minha, que pudesse determinar o futuro. O que prevalece são as circunstâncias, os acontecimentos, todos alheios ao desejo. É incrível como uma situação de vida se agrava, quando se procura fazer tudo certo! O futuro existe, mas é incontrolável. O que sei que é, é a capacidade de viver, adquirida ao longo do tempo. O crescimento do ser mental, capaz de avaliar e compreender como se dá a decorrência da vida. Daí o entendimento que o sonho é natural, é necessário, como é dito: sonho. E é inteiramente espiritual. Foge ao controle ou domínio das coisas materiais... Sonhar é uma ventura, é uma dignidade adquirida do ser pensante, que vive sempre a espera. 

Não foi em vão, entretanto, o meu sonho... motivou esforço para o desabrochar da alma. Sem sonho, dificilmente teria chegado aqui, como venho. De sonho concebido, de vontade sentida, entregue ao tempo. Houve certamente um movimento de quem toma um caminho, acreditando... E me resta o júbilo de haver sonhado - convicção inteiramente espiritual. E como me parece, a vida é isso, um enfrentamento da realidade, pouco importando a situação, de penúria ou de agradabilidade. A fortuna de existir é superar moralmente as próprias condições de existir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Garanhuns a cidade dos gerânios

Luzinette Laporte de Carvalho * | Garanhuns , Novembro de 1977 Garanhuns começa a se afirmar como " A Cidade dos Gerânios ": ouvim...