domingo, 6 de julho de 2025

Empossada a primeira diretoria da AMIGA

Foto da criação da Academia dos Amigos de Garanhuns
Foto da criação da Academia dos Amigos de Garanhuns: Karina Calado, Alberto Madeira, Natanael de Vasconcelos, Pedro Henrique Velôso, Manoel Neto, João Marques, Socorro Feitosa, Albérico Fernandes e Pedro Gerson

Na última quinta-feira, 26, foi eleita e empossada a primeira Diretoria da Academia dos Amigos de Garanhuns - AMIGA: João Marques, presidente; Socorro Feitosa, vice-presidente; Neide Brandão, tesoureira; Karina Calado, secretária.

"As reuniões da AMIGA entram em fase constante de estudo, sem prejuízo do andamento prazeroso por que vêm passando. No próximo encontro,  dedicaremos espaço de tempo, para assunto sobre Garanhuns, iniciando estudo sobre as prioridades que a cidade tem, em seu desenvolvimento. Os Acadêmicos devem, antes da reunião,  se informarem sobre isso, para melhor possibilidade da discussão. Será, de futuro, elaborado documento com as conclusões do estudo. A conscientização é necessária, e concorrerá para realização", disse João Marques.

Fundada no dia 4 de fevereiro último, em jantar no restaurante Chez Pascal, a Academia dos Amigos de Garanhuns - AMIGA. Numa iniciativa de João Marques, estiveram reunidas 9 pessoas da nossa sociedade, quando se deu a fundação, que estava prevista há meses. Dentre os patronos - pessoas de relevantes serviços prestados a Garanhuns - aparecem nomes como de Mons. Adelmar, Ruber van der Linden,  Humberto de Moraes, Cristina Tavares... os participantes têm como objetivo a cultura e o desenvolvimento de Garanhuns.

Discurso de Fundação da Academia dos Amigos de Garanhuns  - AMIGA

Senhores e Senhoras Acadêmicos, neste dia 4 de Fevereiro de 2022, é instalada a Academia dos Amigos de Garanhuns - AMIGA. A data é magna na história de Garanhuns. Em 1879, o povo de Garanhuns comemorou, pela primeira vez a conquista de elevação de vila à cidade. É o marco histórico mais importante dentre outros significativos como o de 1811, pela criação da vila. Foi, contudo, esse ato do 4 Fevereiro que veio dá à comunidade a hegemonia de cidadã. Dia festivo, quando são mais ostensivas as alterações aos símbolos do Município. Símbolos oficializados, como  a Bandeira, o Hino, o Brasão... Outros, como os da memória, das tradições e da própria história. A cidade é paisagem humana e urbana que se apresenta. E é, também, a sua memória iconográfica, documental e das lembranças das pessoas mais velhas. É a cidade completa, a dos símbolos.

Garanhuns, pode-se dizer, também é uma cidade completa, pela sua natureza. A altitude elevada, a paisagem serrana, o clima, a água são condições que dão à cidade destaques de cidade turística. As ruas, as praças dão beleza aos cartões postais, e inspiram poesia. A sua história é um capítulo importante da história do Brasil, a partir da povoação dos índios, da escravidão e dos currais e entradas de exploradores, ao longo das margens do rio São Francisco. Morar ou viver em Garanhuns é uma conquista,  ou, ainda, fortuna nascer aqui.

Notem, senhoras e senhores, a proposta dessa Academia dos Amigos de Garanhuns é a de ser "amigo de Garanhuns. Amigo dessa cidade encantadora. A organização associativa visa a pensar Garanhuns. Pensar e homenagear. A cultuação da memória da existência física e moral. O zelo pela hegemonia. É sabido que, no passado, deram-se várias tentativas de organização de entidade similar, sem resultado exitoso. Agora, a proposta tem o amparo da categoria e  da seriedade de uma academia com 40 cadeiras patronais. Um grupo seleto de amigos, com dedicação espontânea a Garanhuns. Grupo de pessoas experientes, cuja idoneidade dá caráter de seriedade à associação

A AMIGA, pois surge, já robusta, para permanecer. E desejo, com atuação permanente, de construir com a cidade, sugerindo soluções, através de estudos elaborados em suas reuniões ordinárias. Não se descarta, entretanto, a associação exercer efetivamente outras ações de cidadania. Sempre, guardando a consciência de ser útil à cidade, e de preservar a vontade de participação e apoio às melhores iniciativas, quer partam ou não do poder público. A Academia dos Amigos de Garanhuns incorpora a cidade, e predominará sempre, resguardando o lema de Garanhuns: "Ad Altiora Tendere". Os meus cumprimentos afetuosos aos acadêmicos que ora são declarados efetivos membros, e que identifiquemo-nos como bons amigos, por Garanhuns e pelo bem geral de todos.

João Marques dos Santos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agonia final de um cão

Manoel Neto Teixeira* Desde os primórdios dos tempos que o homem usufrui dos préstimos dos irracionais, para garantir a própria sobrevivênci...