São Paulo (SP) - Ganhar o Nobel não é para qualquer mortal. O eventual outorgado tem que ter algo mais. Diria mesmo vocação para santo. No Brasil muitas personalidades ao longo do tempo mereciam esse laurel. Dom Helder Câmara pela sua luta pelos mais pobres. Chico Mendes, Betinho, Dom Paulo Evaristo Arns, irmã Dulce entre outros. Essa vitória do ministro etíope foi merecida pelo seu empenho pela paz na região. Ironicamente, talvez o cara que todo mundo esperava pelo menos aqui no Brasil levar o prêmio aparentemente nem cogitado foi.
No caso o Lula. E com razão. Lula não tem perfil de santo. Lula é um político e como tal tem que engolir sapos, às vezes fazer pacto com o diabo. Lula é um guerreiro, um lutador que muitas vezes renuncia as suas ambições particulares. Lula muitas vezes é obrigado em defesa dos excluídos da soberania do seu país partir para a porrada. Como um cara desses poderia convencer os Reis da Suécia e da Noruega a conceder o prêmio? Lula está acima disso.
*Clovis de Barros filho nasceu na Serra da Prata (Iatecá). Estudou no Colégio Diocesano de Garanhuns do Admissão ao Científico onde concluiu em 1968. Reside em São Paulo desde 1970. É Licenciado e Bacharel em Química Industrial pela Universidade de Guarulhos e Químico Industrial Superior pelas faculdades Osvaldo Cruz - SP.

Nenhum comentário:
Postar um comentário