quinta-feira, 7 de setembro de 2023

Chico Heráclio

O "coronel"  Chico Heráclio

O "coronel"  Chico Heráclio (foto), o famoso senhor de Limoeiro, foi protagonista de muitas histórias. Umas tristes, algumas engraçadas. Ao lado de  Chico Romão, Veremundo Soares e Zé Abílio, passou à  história como integrante do mais famoso quarteto de "coronéis" políticos do Nordeste brasileiro.

Na verdade, a liderança de Chico Heráclito, em Limoeiro, era inconteste: nada se fazia sem seu aval; delegado não prendia sem sua permissão; padre não casava sem sua benção. E nenhuma autoridade estadual deixava de visitá-lo na Fazenda Malhada, quando passava por Limoeiro.

A sua liderança foi importante na construção do prédio onde hoje está instalada a Rádio Difusora - uma das emissoras na Cadeia Jornal do Commercio. Na data de inauguração da rádio, o coronel Chico Heráclio foi um dos entrevistados.

O locutor fez várias perguntas, que Chico Heráclio respondeu no seu linguajar típico.

- Coronel, o senhor já havia falado antes  ao microfone de alguma estação de rádio?

- Não, meu filho. Tirei o cabaço agora!

O controlista, assombrado, tentou tirar a emissora do ar, mas já era tarde. E os convidados se controlavam para não rir.

Fonte: Quincas Borba no Folclore Político /  Ivanildo Sampaio & Ernani Régis / 1998.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O grande Padre

Maria Aparecida Costa Lima * Quando cheguei em Garanhuns , em janeiro de 1961, fui indicada pelo Padre Bartolomeu Araújo Carvalho às irmãs ...