sábado, 19 de agosto de 2023

II FLIG - Homenagens ao escritor Ariano Suassuna


Inúmeras homenagens foram atributadas a Ariano Suassuna, por  instituições culturais e artísticas. Do vizinho município das Correntes, sob a coordenação da secretária de Cultura, professora Joselana Pimentel, além da própria representação oficial, o grupo de música popular "Mourinha do Forró" executou números musicais, bem como um grupo de artes plásticas que ofereceu uma pintura com temas da  obra de Suassuna.

Também um grupo de cavaleiros, através da sua associação subiu ao palco do Centro Cultural para homenagear o palestrante, exibindo uma faixa e declamando poesias. Repentes improvisados enaltecendo o autor Da Pedra do Reino foram apresentados pela dupla de violeiros Mocinha e Santinha. Na oportunidade o diretor de Cultura de Garanhuns, João Marques fez a entrega da Medalha do Mérito da Academia de Letras de Garanhuns, ampliando o leque de homenagens.

Cavalgada pelo Centro

Coordenada pela Associação dos Cavaleiros de Garanhuns foi  realizada uma manifestação pelas principais ruas do Centro de Garanhuns, em homenagem aos 80 anos de Ariano Suassuna. 

Uma Viagem Cultural (Josileide Vieira Ramos)

Arte e cultura misturam-se no FLIG, deixam os garanhuenses honrados com a ilustre e memorável presença do dramaturgo e romancista, Ariano Suassuna. Apesar de abatido pela gripe, caminhando lentamente, surpreendeu-nos a todos pelos seus potenciais inesgotáveis. Consegui brincar com seu estado de saúde: "perguntei ao médico se podia vir a Garanhuns - Ele respondeu: em primeiro lugar, sua saúde mas se você não for, vai ser um desastre." Foi o principal animador no Centro Cultural, sua aula arrancou aplausos, sorrisos e lágrimas. Lotou o teatro e não foi difícil aos que ali estavam fazer uma viagem cultural. Fez citações de Shakespeare e autores por ele influenciados, contos, encaixando-os no clima de brincadeiras.

Ariano Suassuna - Última Aula Espetáculo (Garanhuns-PE, 18/7/2014)

Créditos do vídeo -  Manoel Guimarães (https://www.youtube.com/watch?v=cgTqYoGg1u8)

Ariano tem a façanha de narrar suas estórias induzindo o público a acreditar na veracidade da cada uma delas. Quem compareceu teve a honra de fazer da aula inesquecível. Mostrou-nos está diante de nós um fenômeno imortalista, nobre, fiel ao seu País, nordestino orgulhoso de tal fato, que nos faz também orgulhosos. Uma completa flexibilidade de ser humano. Figura ímpar para nossa literatura. De suas obras, traz como referência a cultura do povo o que nos aproxima ainda mais de suas obras.

Falou sobre a peça O Auto da Compadecida, escrita em 1955, mas que só tornou-se conhecida do público e obteve êxito nacional quando foi para TV.

Nada mais justo que  render a ele as nossas homenagens. Difícil falar de Ariano Suassuna sem elogiá-lo. É de um valor moral e espiritual que serve de modelo para todos que o conheçam. Ele próprio é o  resultado de tudo aquilo que elabora, por isso, só posso concluir que  o escritor propiciou a Garanhuns um dia memorável. Merece não só nossos cumprimentos, mas nossa profunda admiração e respeito, pela sua obra marcante na cultura brasileira. Vale ressaltar que Garanhuns retribuiu com carinho o seu esforço com uma calorosa recepção.

O II Festival de Literatura de Garanhuns - FLIG, foi realizado de 5 a 8 de julho de 2007. (Texto e fotos: Anais do II FLIG).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Jesus Cristo

João Marques* | Garanhuns Jesus, no seu tempo, era conhecido ou reconhecido por poucos. Não eram todos que acreditavam em suas palavras. As ...