sábado, 23 de agosto de 2025

Como preparar o amanhã

Jesus de Oliveira Campelo*

Durante nossa existência, encontramos pelos caminhos percorridos pessoas jovens, desiludidas com as profissões que abraçaram, demonstrando falta de ânimo para enfrentar os duros embates do cotidiano e sem alimentar esperança de conseguirem o sucesso que tanto almejam.

Muitos, realmente, tombam e nunca mais se erguem; Outros que transformaram a derrota em motivação para empreenderem um esforço, conseguem sucesso em suas profissões e em suas vidas.

São os destemidos que aprenderam a nunca aceitar e a não se conformarem com os retrocessos. Estes acreditam que o ponto de partida de todo sucesso é o desejo ardente e a força de vontade que, quando devidamente acionados, formam uma dupla invencível, e se constituem num eficiente antídoto às pessoas que estão sempre prontas a desperdiçarem os objetivos que se apresentam e desistem de tudo ao primeiro sinal de insucesso.

A falta de persistência se constitui numa das principais causas do fracasso da vida. Muitas vezes será necessário vencer-se a inércia mental em que se encontra e reagir até que se obtenha o controle completo do desejo da vitória.

Para concretizar este objetivo, todavia, é necessário adotar-se alguns procedimentos e tomar algumas precauções que são consideradas importantes para se alcançar à meta desejada.

Os caminhos da persistência são conseguidos de forma simples, sem a utilização de grande volume de inteligência ou de educação especial, mas, utilizando-se apenas, um pouco de tempo, esforço e dedicação. Em seguida, livrar-se das influências negativas e frustradoras. E, finalmente, juntar-se a pessoas que estimulam e levem adiante seus planos e objetivos. É magnífica a recompensa dos que adotam estes procedimentos!

Outro conteúdo que deve ser eliminado é o estado mental baseado no medo e na insegurança que ataca as pessoas de maneira traiçoeira e sutil, e que aos poucos, corrói o raciocínio, a autoconfiança e a iniciativa. Com o passar do tempo, esse procedimento se transforma num fator de indecisão no desempenho das atividades do dia-a-dia.

A fim de proteger-se de influências negativas, sejam elas de sua própria criação ou resultante de atividade de pessoas negativas, é necessário reconhecer-se que dentro de cada um existe uma força de vontade que deverá ser usada constantemente, até que seja construído na mente, um muro imaginário de imunidade contra essas influências indesejáveis.

A fraqueza é ainda mais nociva, porque a maioria das pessoas não reconhece que sofrem por sua causa, e os que a admitem, dão os ombros ou se recusam a combater o mal, e, assim, ela se transforma numa parte incontrolável de seus hábitos diários.

Não se deve esquecer, entretanto, que o ser humano exerce controle total e absoluto de seu pensamento, o que se constitui num fato de grande relevância, pois, ele é de origem divina, e esta prerrogativa é o único meio através do qual pode-se controlar seu próprio destino.

A mente é um propriedade espiritual, e o seu progresso depende unicamente de nossas ações. Realizar os sonhos pretendidos, ser bem sucedido, são conquistas que depende exclusivamente de cada um, e que só serão conseguidas de houver disposição, coragem, determinação, e acima de tudo, persistência.

*Jornalista e cronista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Associação Garanhuense de Atletismo comemora 95 anos de história

ASSOCIAÇÃO GARANHUENSE DE ATLETISMO (AGA)   - Fundada graças a iniciativa de sete rapazes, com sede inicialmente na Rua Dr. José Mariano, ch...