quarta-feira, 6 de agosto de 2025

A rosa encantamento


Luzinette Laporte de Carvalho* | Garanhuns, 01/11/2003

Chegou-me por mãos de amizade, vertendo beleza, ternura, permanência

Coloquei-a em um jarro. Ela cresceu, cresceu, cresceu. Agora é uma lua (porque ouro e prata). Mais prata que ouro). Ou um sol? Encantamento. Isso é ela.

A vida oferece beleza. Não me canso de lembrar a afirmação da filosofia: "A beleza é o alimento do amor." Sem alimento o que é vivo, morre. Seja amor, flor, animal, gente. Morre. Necessita, o ser vivo, do alimento. Terra. Água. Sol. Orvalho. Sombra. O homem, bem mais: música, dança, cores, harmonia. Vai buscá-los no seu entorno, natureza, ou no(s) outro(s). Aliás, a música foi captada no marulhar das ondas, no farfalhar das copas das árvores, no canto dos pássaros, no uivo das feras, nas vozes da tempestade, no assobio do vento parece às vezes sons novos -.

O balé, o homem o cria a partir dos movimentos do mar, das folhas, flores. Do andar sinuoso das serpentes e dos felinos. Enfim, a beleza do entorno alimenta o amor. Sem isso, o amor morre. Porque tudo requer presença. Comunicação. Deus é comunicação.

Verbo. Palavra. Daí o Evangelista João iniciar seu evangelho afirmando: "No princípio era o verbo", isto é, a Palavra.

Eis a Sinfonia da Criação: os seres comunicam-se. Lutam, depredam-se entre si, mas não deixam de ter sua linguagem. Depredar é comunicação? Sim, para os seres irracionais. Não para o homem. Este vai bem além. Terá que dominar sem ser animal para criar harmonia. É um mistério fascinante.

Cortar uma rosa da roseira é depredar. Porém, desde que seja para transformar o gesto de violência, para mudá-lo, transfigurá-lo em gesto de amor, comunicação, não é mais. Tudo muda. Tudo é amor.

"Tudo ama. / Tudo ama. / Ama a ave no azul / E o inseto na lama." Sinfonia de amor, a vida ensina, guia, orienta. Mesmo quando parece destruir. A vida, não o homem. A este não lhe é dado o direito de destruir. Porque, criado para o amor, a convivência, a solidariedade.

*Professora, cronista e escritora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Associação Garanhuense de Atletismo comemora 95 anos de história

ASSOCIAÇÃO GARANHUENSE DE ATLETISMO (AGA)   - Fundada graças a iniciativa de sete rapazes, com sede inicialmente na Rua Dr. José Mariano, ch...