segunda-feira, 4 de agosto de 2025

A felicidade

Geruza Herculano

Francisco Gueiros | Garanhuns 12/07/1986

Logo que homem sentiu a presença da adversidade, no curso da sua existência, ele começou a se desdobrar numa luta desigual, ansiando um futuro promissor e feliz. Imbuído da confiança no seu próprio valor intrínseco, ele tenta inutilmente, conseguir para si uma condição ideal de vida, aliada a um bem-estar duradouro. É do conhecimento de todos, o esforço que homem vem desenvolvendo com a finalidade de acumular riquezas, para assegurar-lhe "estabilidade e  paz" mesmo por um período existencial bastante curto. A felicidade completa e verdadeira é uma dádiva do Deus vivo, ao homem, visto que, cumpre na íntegra as suas promessas para com os que o amam e guardam os seus mandamentos.

Vejamos o que diz a Palavra de Deus, registrada em Lucas 11.9: "E eu vos digo a vós: Pedi e dar-se-vos-á; buscai, e achareis; batei, e abrir-se-vos-á". A corrida do homem em busca da "felicidade" vem de muito longe, ao ponto de fomentar sangrentos combates com o uso de armas sofisticadas, e, as suas principais vítimas, na maioria são: inocentes e indefesos, atingindo povos e nações com as suas históricas "lutas libertárias", que, no decorrer dos anos são transformados em ideais frustrados. Para que o homem seja o alvo da felicidade oriunda dos céus, torna-se imprescindível seguir o caminho estabelecido na Bíblia, que é a bússola de Deus. Leiamos Salmos 37.5: "Entrega o teu caminho ao Senhor; confia nele e ele tudo fará".

E, para o homem gozar da plenitude de chuvas de bênçãos celestes, é preciso estar com o coração pleno e transbordante de Fé no Senhor dos Exércitos, recitando os Salmos 23.1: "O Senhor é meu pastor e nada me faltará". É enganoso pensar que a felicidade depende de um bom relacionamento social, seguido do indispensável elevado padrão de conforto, juntando-se a isto, as reservas suficientes para garantir o futuro. Todas estas coisas são boas e agradáveis, porém carecem da aprovação de Deus com as suas imensuráveis bênçãos.  Lembremos a recomendação encontrada em Mateus 6.33: "Mas buscai primeiro o reino de Deus e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas".  Mateus 6.20: "Mas ajuntai tesouros no céu, onde nem a traça nem a ferrugem consomem e onde os ladrões não minam nem roubam". Mateus 6.21: "Porque onde estiver o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração.

A felicidade não é uma conquista do homem, e sim um dom de Deus. Ela depende da comunhão direta e ininterrupta do homem com o Criador, como ensinam as Sagradas Escrituras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Garanhuns a cidade dos gerânios

Luzinette Laporte de Carvalho * | Garanhuns , Novembro de 1977 Garanhuns começa a se afirmar como " A Cidade dos Gerânios ": ouvim...