quarta-feira, 20 de agosto de 2025

José Hildeberto e "As Travessuras de Coco Chinês"


João Batista Leal | Garanhuns, 27/10/1990

Logo mais à noite o professor  José Hildeberto Martins estará lançando o seu primeiro livro intitulado "As Travessuras de Coco Chinês". O livro foi editado pela VOZES, uma das mais conceituadas editoras do Brasil, que adquiriu do autor os direitos de publicação, o que por si só já diz do grande  valor literário da obra. Trata-se de um romance infanto-juvenil destinado às crianças e aos jovens de todas as idades. É a história de um garoto inteligente e travesso, igual a milhares de meninas e meninos que há por aí. Ele tem seus sonhos, seus gestos, suas irreverências... Entretanto, vive carente de mais atenção e amor devido às incompreensões que sofre. A trama se desenvolve num clima ora jocoso, ora trágico. Situa-se no lar do garoto e, principalmente, na escola. E é um convite a se pensar sobre como as crianças devem ser melhor tratadas, dentro de um clima de maior respeito, sinceridade e compreensão, isto o que está contido na capa do livro. O obra já foi lançada pela VOZES em Petrópolis, matriz da editora, no dia 28 de junho deste ano e os exemplares se encontram à venda nas grandes livrarias do país. Além desse livro José Hildeberto Martins, que é professor e ex-diretor de "O Monitor", tem já prontos para publicação mais dois outros livros, sendo um baseado na mesma temática de "As Travessuras de Coco Chinês" e o outro uma obra poética, gênero literário que o autor também abraça, com poemas de alto padrão.

Falar sobre José Hildeberto Martins é como que voltarmos aos idos de 1966, quando aqui chegamos para fixar residência. Conhecemos o autor naquela época e como colegas da turma do curso de Letras da FESP sempre divagávamos sobre o futuro literário de nossa geração. Ao longo desses vinte e cinco anos, acompanhamos toda sua trajetória literária e, quando o autor nos dizia que tinha um livro para publicação, nos alegramos e não nos surpreendeu, pois sabíamos de seu grande potencial como escritor nato, sempre ligado às letras e à educação, o que hoje afirma pela profissão que abraçou como um sacerdócio, educando crianças e jovens para a vida. José Hildeberto está de parabéns pelo livro que é um marco em sua carreira de escritor. Vale ressaltar que o trabalho já está fazendo parte do último catálogo de livros editados pela VOZES, recentemente distribuído pelas livrarias do país. De parabéns também está o mundo literário e cultural de Garanhuns, quando no Ano Internacional da Alfabetização vem à lume uma obra com um assunto que está mobilizando o Brasil que é a criança, mormente no que se refere aos seus direitos. O autor numa linguagem fluente consegue levar sua mensagem ao público, convidando o adulto a repensar melhor sobre a problemática da criança em nossos dias, com referência à educação no lar e na escola.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Associação Garanhuense de Atletismo comemora 95 anos de história

ASSOCIAÇÃO GARANHUENSE DE ATLETISMO (AGA)   - Fundada graças a iniciativa de sete rapazes, com sede inicialmente na Rua Dr. José Mariano, ch...