A PROMESSA DO NOVO COLÉGIO ERA UMA FONTE DE ALEGRIA E DE MUITA ESPERANÇA
Em resposta à necessidade urgente de uma nova escola de excelência em Garanhuns para atender à crescente demanda de matrículas, especialmente para as meninas, surgiu em 1956 o Ginásio do Arraial. localizado na Avenida Júlio Brasileiro, no Bairro Heliópolis, que foi fundado por Monsenhor Adelmar da Mota Valença, o qual também foi seu primeiro diretor.
O Ginásio do Arraial foi concebido com uma estrutura bem planejada e atraente, com salas espaçosas, pátios, áreas ajardinadas e instalações esportivas, tudo projetado para atender às diversas atividades de uma escola moderna.
A promessa do novo colégio era uma fonte de alegria e esperança, com mensalidades acessíveis, beneficiando especialmente as famílias menos favorecidas da região. Representou uma nova chance de educação para os filhos de pais que muitas vezes tinham de 6 a 10 crianças. Foi uma bênção para os pequenos fazendeiros de lugares como Brejão, Bela Vista, Neves, Águas Belas, Tará, Venturosa, Caetés, São João e áreas adjacentes.
As Irmãs Missionárias Nossa Senhora de Fátima, convidadas no Recife, assumiram a direção do novo educandário, sendo Madre Tereza a nossa quarta diretora.
Monsenhor Adelmar partiu para a glória de Deus, mas, como alguém disse uma vez, "quem vive nos corações dos vivos, jamais morre."
Eu e minhas irmãs fomos algumas das primeiras alunas, parte da primeira turma a se formar. Sentimos um imenso orgulho do nosso Colégio. Lá, recebemos vivas impressões e aprendemos lições de coragem, entusiasmo, cidadania e autêntica fé cristã.
Entretanto, é impossível falar do Colégio do Arraial sem mencionar sua conexão com o nosso querido "Colégio do Padre" - o Ginásio Diocesano de Garanhuns. O Ginásio do Arraial foi um projeto do exemplar Monsenhor Adelmar da Mota Valença, um sacerdote católico, professor nato, amigo e ser humano excepcional, um verdadeiro líder na formação moral e intelectual de tantos jovens do Nordeste.
Anualmente, o internato do "Colégio do Monsenhor" em Pernambuco recebia jovens da Paraíba, Sergipe, Alagoas, Bahia e Ceará, cujos pais confiavam na disciplina e no amor com os quais Monsenhor Adelmar conduzia o ginásio.
Muitos rapazes imaturos e rebeldes cresceram ali, transformando-se em homens prudentes, justos e destacados profissionais - verdadeiros cidadãos úteis à pátria e à humanidade, com uma sólida base de fé.
No aniversário do Colégio Diocesano, dia 12 de outubro, alunos e ex-alunos do Colégio Diocesano e do Ginásio do Arraial, onde quer que estejam, sentem a necessidade de voltar a Garanhuns. Sentem a necessidade de prestar homenagem, de agradecer a Monsenhor Adelmar pelo exemplo de homem forte, cidadão íntegro e homem de fé.
A cidade de Garanhuns, cada aluno, professor, ex-aluno, ex-professor e funcionário do Colégio do Monsenhor Adelmar sente profunda admiração e orgulho por ter compartilhado momentos ao seu lado.
Sua humildade, generosidade, amor pelos mais necessitados e a ternura de sua compaixão pelo próximo são lições de vida que nunca esqueceremos.
Maria Margarida de França Almeida
Ex-aluna do Ginásio do Arraial
Fonte: Monsenhor Adelmar da Mota Valença - Vida e Obra / Centenário de Nascimento 1908-2008 / Irmãs Cândida Araújo Corrêa e Maria Mirtes de Araújo Corrêa. Acervo: Memorial Ulisses Viana de Barros Neto.
Foto: Dom Adelino Dantas, Monsenhor Adelmar, Irmã Cândida e as concluintes da 1ª turma da 4ª Série do Ginásio do Arraial. 5 de dezembro de 1959.

Nenhum comentário:
Postar um comentário