quinta-feira, 10 de julho de 2025

Entrevista com Maria Della Costa


Entrevista concedida a Colunista Social Jandira do jornal O Monitor. Maria Della Costa (foto) apresentou-se em Garanhuns em outubro de 1978, no Centro Cultural Alfredo Leite Cavalcanti.

Jandira - Maria Della Costa é seu verdadeiro nome?

Maria Della Costa - Meu verdadeiro nome é Gentili Maria Marquiolli Della Costa.

Jandira - Como foi o início de sua carreira artística?

Maria Della Costa - O meu início é como todo início. Sou filha de imigrantes italianos. Flores da Cunha, cidade interiorana do Rio Grande do Sul. Imigrantes vindos de Veneza. Dalí fui para Porto Alegre, criada num colégio de freiras, onde fique cinco anos, interna. Depois, quando sai do convento, fui modelo fotográfica e recebi convite para ir trabalhar no Rio de Janeiro como modelo, manequim das maiores casas do Rio. No teatro iniciei minha carreira  com Bibi Ferreira, que me convidou para fazer "A Moreninha". Depois fui para Portugal, onde  fiquei dois anos, estudando. Voltei e tinha uns comediantes renovando o teatro brasileiro. Minha estreia foi com a Inês de Castro. Os comediantes faliram e eu formei o Teatro Popular de Arte, com Itália Fausta, que era tia do Sandro Bruni, meu marido. Formamos o teatro Popular de Arte, viajamos o Brasil de ponta a ponta e depois veio a luta para construção do teatro próprio, que é o Teatro Maria Della Costa, que hoje tem em São Paulo. Fui a Paris, a convite do Governo, levando "Cimba" de GianFrancesco Guarnieri, com 40 atores, sem ajuda de ninguém. Voltei, fiz toda a América do Sul. Assim, minha vida toda viajando. Adoro viajar. Fui várias vezes a Portugal. Fui à Itália e Espanha. Adoro levar o teatro ao povo. Acho que sou uma das atrizes que mais viaja por esse Brasil a fora.

Jandira - Você tem algum problema com a família para enfrenta a vida artística?

Maria Della Costa - Evidentemente que sim, porque eu comecei muito menina e naquela época, era como o divórcio. O pessoal todo, a família dizia que não se pode ser atriz. Então lutei muito. Não só com minha família, como toda uma população de Porto Alegre. Atriz era  sinônimo de ser prostituta. Como era a primeira manequim, todas as revistas falavam. Não queriam e a gaúcha que saiu de uma cidade pequena, que era Flores da Cunha, terra do Zé da Uva, pura que ia se perder numa cidade grande como o Rio de Janeiro, como atriz. Os jornais chamavam muito atenção. Tive, portanto que lutar muito. A minha mensagem para os jovens: Lutem pelas dificuldades, e nunca diga que chegou ao máximo, porque aí você está morto".

Jandira - Qual a sua impressão sobre o teatro nordestino?

Maria Della Costa - É um dos melhores. Sou muito sincera e isso eu digo com firmeza. O Norte-Nordeste é o maior berço de  intelectuais, de capacidade. Todos os valores que tem exportados saem aqui do Nordeste. Eu amo de coração, não só a parte folclórica, com a intelectual, a de vivência. Não desfazendo minha terra - O Rio Grande  do Sul - mas adoro a maneira como vocês nos recebem.

Jandira - Você acha que a Televisão tem prejudicado o teatro?

Maria Della Costa - Muito. A televisão tem vários programas. São muitos canais no Rio e em São Paulo. É só tocar um botão e você tem aquilo que você quer. Por isso, prejudica o teatro. Assaltos, todo dia: problemas de estacionamento, gasolina que está cara; o problema de enfrentar as chuvas. Enfim mil e um problemas. Tudo isso prejudica a presença do público no teatro. O público só sai de casa para ver coisas muito especiais. Preferem ficar em casa vendo a TV. Também os atores do teatro, hoje na maioria, trabalham na televisão, ganhando bem, com um bom contrato.

Jandira - Você já fez novela?

Maria Della Costa - Fiz O Beto Rockfeler, na Tupi, uma novela de muita abertura. Tinha muita mensagem. Na Globo fiz "Estúpido  Cupido" que reproduziu época, uma coletividade sobre as desquitadas. Foi muito interessante. Ultimamente trabalhei em "Te Contei", onde fiz o papel de Ana Paula. Personagem muito boa. Ana Paula era rica que  se casou com um pobre. "Te Contei", foi alegre, gostosa.

Jandira - Você tem filhos?

Maria Della Costa - Infelizmente não tenho. Gostaria muito de ter um filho, mas, eu tenho o público que me adora e que eu gosto muito.

Gentile Maria Marchioro Della Costa Poloni, nasceu em Flores da Cunha/RS, em 1 de janeiro de 1926. Faleceu no Rio de Janeiro, em 24 de janeiro de 2015, foi uma consagrada atriz brasileira.

Créditos da foto: https://www.ulbratv.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O grande Padre

Maria Aparecida Costa Lima* Quando cheguei em Garanhuns, em janeiro de 1961, fui indicada pelo Padre Bartolomeu Araújo Carvalho às irmãs de ...