terça-feira, 12 de setembro de 2023

Os 40 anos do Relógio de Flores

Famoso ponto turístico foi inspirado no Horloge Fleurie, na Suíça

Quem visita Garanhuns, no Agreste de Pernambuco, dificilmente deixa a cidade sem uma fotografia produzida em frente ao "Relógio de Flores". Ponto de parada obrigatória para muitos turistas, o principal cartão-postal do município acaba de completar 40 anos de existência.

Inaugurado no dia 25 de janeiro de 1981 pelo ex-prefeito Ivo Amaral, o relógio está localizado na Praça Tavares Correia, no bairro de Heliópolis. Ele possui quatro metros de diâmetro e seus ponteiros se movimentam por meio de cristal de quartzo. Já os números são feitos com plantas e flores.

Em entrevista à Folha de Pernambuco, Ivo Amaral contou que  a ideia de construir o monumento veio de uma sugestão do amigo Francisco Bandeira de Mello, que  na época ocupava o cargo de secretário de Turismo, Cultura e Esportes de Pernambuco. A inspiração veio do famoso relógio de flores de Genebra, na Suíça.

O valor da construção do relógio foi de 420 mil cruzeiros, moeda vigente na época. "Como a prefeitura não tinha condições de arcar com os custos totais da obra, fizemos em parceria com o Governo do Estado", explicou o ex-prefeito.

Técnicos da Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur) decidiram a localidade onde seria instalado o ponto turístico. A Praça Tavares Correia foi a escolhida por se tratar de um ponto estratégico, já que fica na entrada da cidade e é também via de acesso para outras localidades. Mas para receber o relógio o espaço público sofreu algumas melhorias.

"A praça era menor e precisou passar por uma reforma. Realizamos a revitalização e a ampliação do local, que recebeu o relógio das flores com muita festa, há 40 anos", lembrou. No final do ano, o espaço costuma chamar ainda mais atenção dos visitantes com a  presença da decoração natalina repleta de luzes.

Por causa da pandemia de Covid-19, o relógio chega à marca de quatro décadas sem grandes celebrações. Para evitar aglomerações, a Prefeitura de Garanhuns decidiu não realizar eventos em comemoração. Uma iluminação especial e um grid com uma faixa comemorativa decoram a praça.

Mesmo sem festividades, o cartão-postal florido não perde sua  importância para o turismo local e  continua sendo uma das mais famosas atrações da cidade. "O relógio segue funcionando até hoje, com muito cuidado. Ele é uma  atração da cidade, mas também de todos os turistas que vêm visitar Garanhuns. Vir aqui e não ter uma  foto no relógio das flores é o mesmo que não ter vindo", brincou.

Apelidada de "Suíça Pernambucana", a cidade de Garanhuns foi buscar no país europeu a referência para o seu ponto turístico mais conhecido. O Horloge Fleurie (Relógio de Flores, em português) fica situado no jardim inglês, em Genebra. Criada em 1955, em homenagem aos famosos fabricantes de relógios do País, a atração botânica mede cerca de 5 metros de diâmetro e contém mais de 12 mil flores e plantas.

(Texto transcrito do jornal Folha de Pernambuco de 30 de janeiro de 2021).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Garanhuns a cidade dos gerânios

Luzinette Laporte de Carvalho * | Garanhuns , Novembro de 1977 Garanhuns começa a se afirmar como " A Cidade dos Gerânios ": ouvim...