terça-feira, 12 de setembro de 2023

Homenagem às Mulheres da Garanhuns

Edjenalva Santana do Amaral
A luta das mulheres por melhores condições de vida e trabalho começou a partir do final do século XIX, principalmente na Europa e nos Estados Unidos. As jornadas de trabalho de 15 horas diárias, os baixos salários e a discriminação de gênero eram alguns dos pontos que eram debatidos pelas manifestantes da época.

De acordo com registros históricos, o primeiro Dia da Mulher foi celebrado nos Estados Unidos em maio de 1908 (Dia Nacional da Mulher), onde mais de 1.500 mulheres se uniram em prol da igualdade política e econômica no país.

No Brasil a mulher tornou-se cidadã em 1932 ao adquirir o direito de votar, hoje o contingente feminino constitui mais da metade do nosso eleitorado.   

Nesse dia especial em nome de todas às garanhuenses homenageamos a senhora Edjenalva Santana do Amaral (foto).  Dona Nalva como é conhecida foi primeira dama do município por 10 anos, em duas administrações do seu marido Ivo Amaral (1977/1982 e 1989/1992), sempre trabalhando em obras sociais e cuidando das praças sem remuneração e cargo e não descuidando da educação dos 8 filhos que geraram,13 netos e dois bisnetos. 

Garanhuns, 08 de março de 2021 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Garanhuns a cidade dos gerânios

Luzinette Laporte de Carvalho * | Garanhuns , Novembro de 1977 Garanhuns começa a se afirmar como " A Cidade dos Gerânios ": ouvim...