O maior objetivo do homem nesta vida é, presumivelmente, conseguir sucesso na sua jornada material, no seu aperfeiçoamento moral, intelectual e espiritual.
Para atingir esse desiderato, todavia, ele precisa encontrar paz de espírito, adquirir bens materiais necessários à vida, procurar ser feliz e conhecer-se a si mesmo. O filósofo grego Platão, dizia: "A primeira maior vitória é vencer a si mesmo. Ser vencido pelo eu é, entre todas as coisas, a mais vergonhosa".
O ponto de partida de toda realização do ser humano deverá ser o desejo ardente de atingir o seu objetivo maior, ou seja, o sucesso; o ponto de chegada é a obtenção do conhecimento que o levará à compreensão de si próprio; compreensão das leis da natureza, e a compreensão do que é felicidade.
O homem é o senhor absoluto do seu destino na terra, tem poder para controlar seus pensamentos, dispõe de um corpo que é considerado a máquina mais perfeita da criação, mas que, infelizmente, pouco conhecimento tem acerca de suas potencialidades, e, na maioria das vezes, o usa de uma maneira que deixa muito a desejar.
Se não lhe bastassem as dificuldades naturais que encontra ao longo da vida, cria outras, de natureza puramente irracional, que se constituem no seu maior problema na luta pela sua evolução.
E, sem perceber, se deixa levar por constantes problemas, criando na mente, grande inimigo invisível: - a preocupação, a indecisão, a dúvida e o medo. O processo na mistura desses ingredientes é muitas vezes lento, e atua nas criaturas sem que sua presença se faça sentir, mas que ganha contornos mais graves, quando se transforma num fator que prejudica o cotidiano e o desenvolvimento pessoas e profissional.
Outro problema que afeta o comportamento é criado pela influência de ideias e pensamentos negativos de outras pessoas na convivência diária, que contaminam a mente através de palavras.
A fim de proteger-se dessas influências negativas, sejam elas de sua própria criação, ou resultante de atividades de pessoas negativas, deve-se reconhecer que existe em cada um de nós a força de vontade que deve ser usada constantemente. Portanto, deve-se manter a mente fechada contra todas as ideias das pessoas que deprimem ou a desencorajem na caminhada em busca do sucesso.
Constitui-se num fato curioso, observar-se que as pessoas portadoras desse mal, não reconheçam que dele sofrem, por isso se recusam a combatê-lo, passando esse comportamento a fazer parte incontrolável de seus hábitos.
Para se proteger desses sentimentos negativos, o ser humano deve reconhecer que sua mente é a sua propriedade espiritual e, que é a única coisa sobre a qual pode exercer controle absoluto.
O controle da mente é o resultado da autodisciplina e profunda meditação. É muito importante saber relaxar e entrar em sintonia com outros níveis da consciência, para compreender que a indecisão, a dúvida, a preocupação e o medo, são estados mentais que podem ser curados por vontade própria ou com ajuda espiritual.
*Poeta, jornalista e escritor / Garanhuns, 15 de Maio de 2004.

Nenhum comentário:
Postar um comentário